POÇO AZUL

Localizado entre os municípios de Damianópolis e Buritinópolis, o Poço Azul é uma visita inesquecível para até mesmo os mais experientes dos visitantes. Na verdade não é um e sim 3 poços de água azul turquesa em seqüência abastecidos cada um por uma cachoeira. Nem mesmo a linda e, para alguns, tortuosa caminhada tira o charme deste belíssimo lugar. O percurso é feito quase totalmente por dentro do impressionante cânion que abriga o Rio Vermelho. A caminhada começa com uma descida parcialmente íngreme pelas laterais das escarpas das paredes calcárias do cânion, ao chegar a base do cânion atravessa-se o Rio Vermelho caminhando, o restante do percurso é feito as margens do rio. Durante toda caminhada que dura em média 1h30min é possível observar grande variedade de pássaros e, com sorte, alguns outros animais. Findando a trilha se chega até o maravilhoso conjunto de poços formados pelo Córrego Barreiro. É uma seqüência de três poços ideais para banhos e mergulhos formados por um córrego de águas límpidas e com um tom azul fascinante. Os poços são formados a frente de cachoeiras de 25m, 7m e 5m respectivamente, no sentido a montante. O local onde se encontram os belos poços ainda possuem uma vegetação praticamente intocada que ajuda compor a beleza deste cenário.

Acesso médio a difícil: Distante 22 km de Mambaí sendo 19 km percorridos de carro em asfalto em ótimo estado de conservação e cerca de 2,5 km de trilha com trechos íngreme exigindo do visitante certo condicionamento físico.


Recomendações: Protetor solar, repelente, roupas leves e roupa de banho, calçado tipo tênis ou outro tipo de derrapagem difícil, água e lanches rápidos e leves.
Observação: Em dias de fortes chuvas a coloração da água pode ser alterada. Nesses casos é necessário cerca de 2 dias de estiagem para a coloração voltar ao normal. Qualquer dúvida consulte-nos e passaremos todas as informações necessárias.

COMENTAR...