TRILHA ITAGUASSU
O nome Itaguassú é uma homenagem in memorian a uma personalidade muito querida pela localidade e que muito contribuiu para o desenvolvimento do turismo na região.
Durante a caminhada o visitante tem a oportunidade de percorrer um espaço dividido por quatro tipos de vegetação (mata galeria, mata seca, vereda e mata calcária) e todas elas abrigam várias particularidades tais como; duas das mais importantes hidrologias do município (Rio Vermelho e Rio das Pedras); nascentes; testemunhos de carste exumado (campo de rochas calcárias) por onde se trilha dentro de um labirinto de rochas; duas cavernas (Lapa do Vermelho I e Lapa Rio das Pedras V, nesta última se realiza uma travessia), e vários outros atrativos. Seu percurso embora razoavelmente longo se dá de maneira fácil tanto nos pontos de subida quanto de descida.
A trilha Itaguassú é uma espécie de resumo dos atrativos da região e uma boa sugestão para passeios em família ou em grupos e visitas técnicas para diversas áreas, pois além da paisagem belíssima é uma boa oportunidade de se conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades da fauna e flora da região.
Acesso moderado: Dista 1.100m de Mambaí. São percorridos de carro 700m de asfalto em excelente estado e outros 400m em estrada vicinal em bom estado de preservação. A trilha toda tem 3.460m com pontos de partida e chegada distintos.
Recomendações: Protetor solar, repelente, roupas leves e roupa de banho, calçado tipo tênis, água e lanches rápidos e leves.
Hospedagem
A cidade conta com algumas pousadas com padrão razoável para receber bem o visitante. São todas simples, mas muito asseadas e com bom café-da-manhã, algumas possuem suítes com ar-condicionado, estacionamento interno, internet sem fio etc. A Mambaí Adventure possui o mapa de acomodações de todas elas e cuida de toda parte de reserva. Em breve postaremos algumas fotos aqui em nosso site, mas em nosso Orkut e Facebook já temos algumas.
Alimentação
Temos algumas opções tanto na cidade quanto em sítios que ficam localizados entre os atrativos e servem uma deliciosa comida caipira no fogão a lenha. O cardápio sempre conta com uma deliciosa galinha caipira acompanhada de pirão e feijão tropeiro e por vezes um carneiro ao molho e assado assim como carne suína entre outras opções. Há opções também para veganistas e vegetarianos em geral. As instalações são todas simples, mas a comida é muita asseada e saborosa onde o visitante pode sempre comer a vontade. As opções noturnas se concentram mais na cidade em forma de pizzarias, lanchonetes, restaurantes, bares etc. raros alguns luaus que organizamos na beira da cachoeira com jantares temáticos. Em nossa agência temos uma relação dos serviços oferecidos pela cidade.
Traslado
Geralmente o visitante opta em vir até Mambaí de carro próprio que é a maneira mais confortável, mas dependendo da quantidade de pessoas podemos providenciar a locação do transporte. Outra opção ainda é chegar até aqui de ônibus através da empresa ESA que possui uma linha diária partindo de Brasília ao meio-dia até Mambaí.
História
Com a queda da monarquia e a instituição da República o nosso país enfrentou um momento de transição acompanhado de diversas revoltas comandadas por monarquistas que lutam pela restauração do império, portanto durante esse processo constitui-se um governo provisório com funções distintas de consolidar o novo regime, institucionalizar através da aprovação de uma constituição e executar reformas administrativas e econômicas que mostram necessários.
Durante o período de 1894 a 1898, Prudente de Moraes governa o país enfrentando graves problemas políticos e econômicos. Uma dos movimentos que repercutiu foi à revolta de canudos.
Em 1896, no sertão da Bahia, sertanejos lutam contra as forças da República e nesse momento é fincado um cruzeiro na margem oposta de um ribeirão denominado Riachão, que dá nome ao povoado existente as margens do mesmo.
Localizado nos contrafortes da serra geral, teve sua origem com a chegada dos pioneiros: Eduardo Moreira dos Santos, Gustavo Olimpo, Ioiô Mendes, Joaquim Maroto entre outros. A principal atividade dos primeiros moradores da localidade foi a extração do látex da mangabeira, com o passar dos anos, o movimento das tropas que faziam o comércio entre Goiás e Bahia foi atraindo mais elementos, não somente dos mais recônditos pontos do estado de Goiás como também de outras entidades da federação.
Devido a este fluxo de pessoas estranhas. Missionários religiosos em missão no interior de Goiás encontraram ali um ambiente conturbado fazendo-se necessário a retirada das pessoas de bem daquele local. O fincamento deste cruzeiro foi marco da reestruturação do povoado Riachão.
Por força da resolução de n° 2, do dia 28 de maio de 1958, a Câmara Municipal de Posse elevava o povoado de Riachão a categoria de Distrito já com a nova denominação de Mambaí. Seu nome é oriundo das palavras mangaba e Bahia. A MANgabeira é uma planta nativa do cerrado e dela fazia-se a extração do látex que por muito tempo sustentou o comércio existente. E BAÍ devido à cidade se localizar nas divisas com o estado da Bahia.
Em 1 de março de 1959 é nomeado prefeito entendente do Município de Mambaí José Augusto Alves da Costa. Sendo Presidente Juscelino Kubitschek responsável por importantíssimas realizações dentre elas a construção de uma nova capital para o país, Brasília, abertura de grandes rodovias, construção de grandes usinas hidrelétricas e outros.
(fonte: Wikipédia e Lucina Araújo de Farias Souto)
Dicas
Assim que confirmada a reserva enviamos um e-mail com dicas e informações importantes sobre as atividades e a região.
Guias
Todos os guias são treinados e certificados